projeto de aprendizagem
Apesar de ter passado quase um ano estudando e pesquisando com meu grupo uma maneira de construir o nosso projeto de aprendizagem, ainda me sinto em processo de aprendizagem no que diz respeito ao assunto.
Na aula do seminário integrador IV do dia 01/06/16, professor Crediné nos dá orientações de como construir um mapa conceitual, peça fundamental que deve conter o trabalho solicitado.Ele diz "o aprender é uma grande teia."
Escolhemos a pergunta:" porque a cada ano que passa mais crianças estão chegando a escola com diferentes problemas psicológicos e neurológicos?"Escolhendo nome do titulo do trabalho de "criança problema".
Mais tarde por sugestão do professor crediné nosso grupo de seis componentes se divide em dois. Então, nosso grupo decide trocar o nome da pesquisa para"que criança é essa"? Mas a pergunta continuava a mesma.
Entre as certezas provisórias e as dúvidas temporárias íamos complicando cada vez mais o assunto, pois colocamos muitas questões a serem pesquisadas, desconhecendo o verdadeiro objetivo da pesquisa que era aprender construir um projeto de aprendizagem e um mapa conceitual, para mais tarde poder colocar o método em prática com nossos alunos.
Nas idas e vindas , chegamos a conclusão que nossa pergunta estava bastante complexa e através das orientações dos professores Rosane e Daniel mudamos a pergunta para "falta de limites gera agressividade na infância?"
O tema sobre agressividade foi escolhido de comum acordo entre eu Nanci e Marina, pois nós três atuamos na educação e enfrentamos o problema em sala de aula.Assim achamos que iria ser produtivo investigarmos sobre um tema que poderia nos acrescentar em nosso trabalho e no curso de pedagogia, uma vez que nossas observações iam ao encontro que a falta de limites poderia sim levar à agressividade, porém precisávamos de evidencias que comprovassem nossas ideias.
Constato que muito me enriqueceu a realização desse projeto, porque, através dele pesquisamos, questionamos, debatemos e buscamos novos conceitos, mas confesso que também ficou muito a ser feito estudado, pois um conceito leva a novos questionamentos e novos questionamentos levam a novas respostas com novas dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário