domingo, 22 de janeiro de 2017

                      


                Aprendendo através de descobertas

  Nas aulas da interdisciplina de Representação do Mundo pelas ciências, vimos que a observação e os experimentos são elementos primordiais para que as crianças formulem perguntas criarem hipóteses para que através disto construam seu conhecimento.

  Um exemplo do que me refiro foi em nossa primeira aula da disciplina no dia 05/10/2016, em que assistimos o vídeo onde as crianças na faixa etária de  6 a 7 anos de uma escola da Ilha dos Marinheiros  considerada com baixo nível de alfabetização,   participam de experimentações proporcionadas por pesquisadores da Universidade Federal.

  O objetivo da atividade foi de promover descobertas através de experimentos científicos desenvolvendo mecanismos do cérebro que são muito parecidos  com as  áreas cerebrais envolvidas na alfabetização.

  Achei incrível como as crianças se mostravam envolvidas e entusiasmada ao realizar os experimentos, a carinha de atenção enquanto observavam o pão crescendo no forno, e a alegria na descoberta que o pão só crescia com fermento.Mas também a carinha de decepção ao responderem que não sabiam ler quando questionados sobre o assunto.

  Confesso que tive boas inspirações com as aulas, uma delas foi ter feito com meus alunos do maternal II ( 3 a 4 anos), onde eles se fascinaram quando viram os lápis entrando dentro do saco com água e a água não saia. 

  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário