Ficção e vida real
Assistindo a mini série "Dois Irmãos", baseado no livro de Milton Hatoum, lembrei-me de situações de comportamento de crianças que presenciei na instituição onde trabalho. Situações essas que levaram a pesquisar com mais interesse em nosso projeto de aprendizagem "Que criança é essa?" proposto pelo seminário integrador IV, com a pergunta lançada "FALTA DE LIMITES GERA AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA?"
O romance adaptado para tv,conta a história dos gêmeos . Yaqub e Omar.Mas o é comportamento de Omar que mais me chama à atenção, o caçula mimado pela mãe, que essa, por sua vez achava graça e dava desculpas para todos os seus erros.E com base em minhas vivencias e pesquisas no "Projeto de Aprendizagem", acredito menino cresce sem limites e agressivo por conta desse tratamento permissivo da mãe.
Em nosso investigação pesquisamos em vários textos sobre o tema proposto no projeto e em síntese constatamos que sim, a falta de limites na infância pode sim gerar agressividade na criança. Como fala o texto "Pais permissivos demais criam filhos tiranos" de Lucia Darzi, segundo Márcia Neder, pesquisadora do núcleo de pesquisa de psicanalise da USP, 'vivemos em uma pedocracia' diz dando o nome do fenônimo das famílias sobre o governo das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário