quarta-feira, 25 de janeiro de 2017


           
           O aprendizado que não esquecemos

Resultado de imagem para figuras de flor de hibisco

                                                  



  Hoje enquanto caminhava pela rua observei uma vó que vinha em direção contraria, conversando com seu neto. O que me chamou a atenção foi a devoção que a senhora dava ao pequeno ( que deveria ter em torno de quatro anos), com quem vinha pela mão . Eles analisavam uma vegetação na calçada, O menino dizia: _ E essa vó? 

  _ Essa florzinha é hibisco, o chá é ótimo para emagrecer. Emagrece, mesmo!

  Ao escutar esse rápido, porém, para mim muito rico, dialogo, aprendi muito. Lembrei-me das aulas que falavam no olhar, no escutar e prestar a atenção no que as crianças dizem. E a aquela interação entre gerações tão distantes me mostraram que aprendemos e ensinamos em simples ações do dia a dia.

  É provável que fique gravado para sempre na memória daquele pequeno garotinho  como é uma flor de  hibisco e que a planta serve para emagrecer, e sempre quando olhar uma florzinha dessas lembrara de sua vó.

 Todas as experiencias que tive quando criança, em que pude extrair aprendizados nunca mais me esqueci, mesmo elas sendo de origem empíricas, contadas por minha mãe ou minha avó, mas que hoje já encontramos explicações cientificas, como "não tomar banho depois de encher o estomago" ou "não ficar em baixo de árvores quando o tempo esta com relâmpagos", e as explicações vinham sempre com uma contação de história, onde o personagem era alguém que se deu muito mal...


   

  



  .
                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário