sábado, 21 de janeiro de 2017



                                               vivencias matemáticas 


  Na minha época de escola, nunca fui uma aluna nota dez em matemática, sempre passava de ano "raspando".Hoje, através dos estudos, vejo que o que me faltava era base.O que observei neste ano de 2016,em minha pratica em sala de aula, onde atuei na turma do maternal II(3 a 4 anos) e em meus estudos na interdisciplina "Representação do Mundo pela Matemática" que a compreensão matemática pode começar a ser desenvolvida na criança, desde a educação infantil, alicerçando o raciocínio lógico do aluno para que venha a  ter um bom relacionamento com a disciplina nos anos seguintes.
  
  Na leitura do texto "Multiplicação e Divisão a toda Hora" onde as professoras de São Paulo e Recife falam das experiências realizadas nas aulas  utilizando ações do cotidiano para ensinar as operações aritméticas para que seus alunos vivenciem a matéria de uma forma lúdica e concreta. Assim com situações da vida real os pequenos se preparam para criar hipóteses quando lhe forem apresentadas as equações.

  Neste ano de 2016, analiso que usava operações não só de adição e subtração, mas muito também de divisão e multiplicação, como na partilha das peças do jogo de dominó, na divisão de duplas para realizar brincadeiras, e etc..Tentando diariamente oportunizar eventos que desenvolva o raciocínio matemático dos pequenos. 

  
                                                    
                                                      
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário