quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Como o sujeito aprende



     Hoje depois de muitos estudos e reflexões quando penso processo de aprendizagem, logo penso nas na teoria das estruturas de Piaget. Conforme Piaget (1999, p.1) [...] "o desenvolvimento é um processo que se relaciona com totalidade de estruturas do conhecimento. Para ao pesquisador todo o ser humano se desenvolve, e esse desenvolvimento vai depender das trocas e interações no ambiente onde está inserido.O sujeito vai adquirindo estruturas conforme vai incorporando novas aprendizagens e essas instrutura vão se modificando logo para receber novas informações.

      Logo que minhas reflexões me levam a pensar em crianças (ou até adultos) que não tiveram a oportunidade de fazer a pré escola. Quantas chances será que não perderam de se desenvolvem nos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotor? E de conviver em grupo com seus pares? Por isso acredito que a educação infantil é um período muito importante na vida das pessoas, pois ela dá o alicerce para as outras etapas de escolarização.  

      Para Piaget a criança precisa ser o sujeito e não o objeto no processo de sua aprendizagem. Entendo que esse processo se faz quando o aluno é desafiado pelo professor a explorar o objeto de conhecimento.Um trabalho que já realizei e achei maravilhoso a nível de interesse dos alunos foi o mapa conceitual, onde fiz com a turma do maternal II em 2017. O trabalho foi de observação das formigas. Esta pesquisa incluiu varias áreas do conhecimento como: matemática, geografia, expressão e ciências. Pretendo neste ano realizar projetos onde as crianças possam: observar, Pensar em hipóteses, criar e imaginar.



Referencias:

Piaget, Jean. Seis Estudos de Psicologia: Ana Maria Magalhães D´Amorim e Paulo Sergio Lima e Silva -24- Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1999.


Texto visitado

Marcadores: 

       


    



   












Nenhum comentário:

Postar um comentário