Olhando o texto professor reflexivo me vem na mente os estudos sobre "corporeidade" da interdisciplina "Epistemologia e Vivencias do Aprender da professora Tânia B.I.Marques, pois os dois tratam o " ser" do individuo. Penso que o professor reflexivo tem um olhar interpretativo para com o aluno, ele enxerga nas entrelinhas, ele quer que o seu aluno compartilhe saberes. E para isso, ele procura entender como esse aluno aprende, para que ele não seja o objeto e sim o sujeito de sua história.
A corporeidade me trás o ser humano como um encontro corpo e mente agindo como um só. Segundo Golçalves (1998, n.p) "Parte-se do pressuposto que ter um corpo (sentir perceber) é condição da humanidade." Acredito que ter um corpo não é uma condição de apenas existir no tempo e no espaço sim se perceber como um ser pensante. Despertar novas visões para novos sentidos nas aprendizagens, é desenvolver a capacidade de transformar e transformar-se a partir das interações no ambiente onde está inserido.
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Partindo dos conceitos de corporeidade, penso que ser um professor reflexivo é ver o aluno como um ser que senti e que tem sua própria maneira de olhar o mundo, portanto tem a sua maneira de aprender. Conforme Maturana e Varela (2005, p.50) " [...]Portanto, se o desenvolvimento individual depende da interação social, a própria formação, o próprio mundo de significados em que se existe, é função de viver com os outros". Sendo assim, a busca da troca de ideias nos faz crescer cada vez como seres humanos. visto que as crianças são os melhores professores, pois ainda teen a sua essência explicita .
Referencias:
GONÇALVES,
Clézio José dos Santos.Introdução ao tema Corporeidade - Epistemologias e vivências
do aprender.
MATURANA
R., Humberto; VARELA G., Francisco. A árvore do Conhecimento: as
bases biológicas do entendimento humano. Campinas Palas Athenas,
2003. p 09 a 57.
Marcadores: Eixo 5-professor reflexivo
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