sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Classificação e seriação



    Reavaliando as postagens deste blog, encontrei uma postagem do ano de 2016, IV eixo, falando sobre matemática. O texto que havia exemplos de classificação e seriação. Neste ano eu atuava com a turma do maternal II, tinham a idade de três a quatro anos. Algumas crianças já tinham noção de separar os objetos por cor ou por grau do que achavam semelhantes.

    Nesta postagem, através da foto, reconheci um jogo que pertencia a minha colega de sala, que era muito legal para fazer atividades de seriação. No final de  2017 ela foi embora da escola e me doou este material, assim meus alunos de 2018 do jardim B,  os mesmos de 2016, puderam também brincar com ele. Vendo as fotos agora pude agora constatar os avanços das crianças manuseando o mesmo objeto. Em especial um menino chamado Natham. Natham sempre de explorar o material colorido e numerado. Brincava de agrupar do maior ao menor, mas sem perceber a sequencia de números, ele apenas brincava e ia descobrindo os tamanhos e cores que combinavam, eu muitas vezes intermediava com perguntas, estipulando desafios.

    Em 2018, Nathan voltou a ser meu aluno. Notei que ele continuava gostando de realizar a classificação e seriação com objetos, e com o mesmo jogo agora fazia coisas diferentes. Ele separava todas as partes e nelas agrupava bonequinhos (uma caixa de bonequinhos, que acho que se chama geloucos) nas respectivas cores. Exemplo: os vermelhos iam para dentro da parte vermelha e assim por diante. Conforme Piaget (1972, P.1) "[...] o desenvolvimento é um processo que se relaciona com totalidade de estruturas do conhecimento." Percebo que este menino descobriu novas formas de classificar e seriar com esse material, mas porque de fato já tinha estrutiuras para esse aprendizado.


texto visitado:
Marcadores: 

 Referencias:

Referencias: 1 PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário