Marcadores: Estagios do desenvolvimento infantil
Existe para quem trabalha na educação algo que
precisa ser revisto diariamente, que são os estágios do desenvolvimento
infantil, especialmente na classe onde atua. Acredito que entender como se
processa o pensamento da criança em cada fase já é fundamental para podermos
propor boas atividades que contribuam para a evolução de seu desenvolvimento. Segundo
Marques um (2008, p.7)” A partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento
cognitivo e todas as construções do
sujeito servem de base para outras.” Entendo que essas construções independem
da maturação e sim vai depender das
estruturas mentais pré determinadas adquiridas entre o sujeito e o objeto.
Marques (2008) nos explana as fases do
desenvolvimento pesquisadas por Piaget da seguinte forma: sensório motor 0 à 2 anos – fase marcada por sensações e
movimentos; pré operatório 2 à 7 anos- representação da realidade, do desenvolvimenpensamento origina-se a
linguagem; operatório concreto- a criança já consegue se colocar no lugar da outra, realiza ações
mentais.
Atuei no ano que passou na turma do jardim B,
crianças de 5 à 6 anos. Meus alunos estão na fase da linguagem socializada,
adoram brincadeiras lúdicas, e posso notar nitidamente as evoluções de um
semestre para outro, tanto no aspecto cognitivo ou psicomotor. Vejo mudanças
bastante significativas nos desenhos e na escrita do nome por exemplo e também
em ações que se dizem respeito a disputas.Segundo Piaget (1999, p.28) “O
pensamento egocêntrico aparece nesta espécie de jogo, que se pode chamar de
jogo simbólico.” Todas as atividades voltadas para o lúdico, sabendo que a
maior parte das aprendizagens surgem no brincar
nesta faixa etária. Penso, que é nesta hora que é preciso o intermédio
do professor , conciliando com regras claras de boa convivência.
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Referencias:
PIAGET, Jean. Seis Estudos
de Psicologia. Tradução: Ana Maria Magalhães D`Amorim e Paulo Sérgio Lima e
Silva-ed- Rio de Janeiro, Florense Universitria, 1999.
MARQUES,
Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa;
RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas
teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26
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