segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Fases do desenvolvimento infantil



Marcadores: 

       Existe para quem trabalha na educação algo que precisa ser revisto diariamente, que são os estágios do desenvolvimento infantil, especialmente na classe onde atua. Acredito que entender como se processa o pensamento da criança em cada fase já é fundamental para podermos propor boas atividades que contribuam para a evolução de seu desenvolvimento. Segundo Marques um (2008, p.7)” A partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções  do sujeito servem de base para outras.” Entendo que essas construções independem da maturação  e sim vai depender das estruturas mentais pré determinadas adquiridas entre o sujeito e o objeto.
      Marques (2008) nos explana as fases do desenvolvimento pesquisadas por Piaget da seguinte forma: sensório motor 0 à  2 anos – fase marcada por sensações e movimentos; pré operatório 2 à 7 anos- representação da realidade, do desenvolvimenpensamento origina-se a linguagem; operatório concreto- a criança já consegue se colocar no lugar da outra, realiza ações mentais.
      Atuei no ano que passou na turma do jardim B, crianças de 5 à 6 anos. Meus alunos estão na fase da linguagem socializada, adoram brincadeiras lúdicas, e posso notar nitidamente as evoluções de um semestre para outro, tanto no aspecto cognitivo ou psicomotor. Vejo mudanças bastante significativas nos desenhos e na escrita do nome por exemplo e também em ações que se dizem respeito a disputas.Segundo Piaget (1999, p.28) “O pensamento egocêntrico aparece nesta espécie de jogo, que se pode chamar de jogo simbólico.” Todas as atividades voltadas para o lúdico, sabendo que a maior parte das aprendizagens surgem no brincar  nesta faixa etária. Penso, que é nesta hora que é preciso o intermédio do professor , conciliando com regras claras de boa convivência.
 

texto visitado: 

Referencias:
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Tradução: Ana Maria Magalhães D`Amorim e Paulo Sérgio Lima e Silva-ed- Rio de Janeiro, Florense Universitria, 1999.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26
     
  

    
                                                                                                                                                                                                                            



Nenhum comentário:

Postar um comentário