Meus alunos são
como toda criança nesta faixa etária: ativos e curiosos. Portanto as atividades
precisam ser bastante atrativas para envolvê-los, pois querem o tempo todo conversar e
brincar um com os outros ou sozinhos com os vários brinquedos e jogos da
sala de aula. Segundo Montoya "(2006,p.124)"socializar significa
compartilhar noções e signos com uma comunidade de falantes e ao mesmo tempo
distingui-los das próprias idiossincrasias e dos pontos de vista
particulares." Observando meus pequenos alunos vejo que estão na
fase da “Linguagem socializada”, é nas brincadeiras e conversas paralelas que
manifestam opiniões e relatam fatos do seu meio físico e social, formando
grupos de afinidade.
Vejo que nas atividades preciso que haja curtas
explicações, sempre tentando que aconteça nos trabalhos dinâmicas que todos
participem e interajam. Para que isso aconteça, fizemos combinações onde são
geradas regras, entre elas: levantar o dedo para falar para que não aconteça
“atropelos” tanto nas minhas falas quanto nas falas dos colegas.
Acredito que é nas brincadeiras lúdicas através de suas linguagens oral e verbal que as crianças se mostram como verdadeiramente são. Conforme Montoya (2003,p.123)"A aquisição da linguagem encontra-se, portanto atrelada a constituição da capacidade humana de representar, isto é diferenciar significantes de significados, e por isso, ao exercício da função simbólica." Reflito que é no jogo lúdico que a criança transparece seu pensamento e prepara novas estruturas para acomodar novas aprendizagens. Pretendo continuar trazendo para meus para meus novos alunos de 2019, situações de aprendizado, onde façam descobertas e construam saberes a partir de uma abordagem lúdica e prazerosa.
Texto visitado: Marcadores: Brincar e aprender
Referencias:
MONTOUYA, Adrian Oscar Dongo. Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
Texto visitado: Marcadores: Brincar e aprender
Referencias:
MONTOUYA, Adrian Oscar Dongo. Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário