Segundo fala a professora Ilma passos Alencastro Veiga, uma proposta pedagógica e um processo de tomadas de decisões democráticas, onde todos os envolvidos da educação e comunidade elaboram, executam e avaliam as concepções. A professora ainda nos diz que cada escola tem um projeto singular, ele precisa mostrar a cara da escola, que por sua vez deve proporcionar condições para que o aluno construa o seu conhecimento. Refletindo sobre essas ideias da doutora em educação, vejo que a Instituição Infantil onde atuo evidencia que esta longe de ter uma gestão democrática., pois alem do P.P.P não ter sido planejado pelo corpo de funcionários da escola e comunidade, as normas rotineiras não são planejadas por todos e sim transmitida a todos.
Em minha escola (comunitária que recebe uma verba e assessoria da SMED) a construção do P.P.P. Foi elaborado pelo administrativo (diretora, coordenadora pedagógica da época) em 2002 e depois mostrado através de uma leitura do documento em uma reunião pedagógica, em 2014, pelo grupo de funcionários da instituição.A reunião que passou com debates e discussões sobre a historia da Instituição e se a proposta pedagógica Sócio interacionista fundamentada por Vygotsky, condizia com a realidade pedagógica da escola .
Percebo sobre o quanto se torna importante termos fundamentação em nossas ideias para assim melhor exercer o direito democrático de opinar. Entendo que para construir um projeto pedagógico que conduza a uma verdadeira cara da escola precisamos nos atualizar e olhar com sinceridade para o que estamos planejando.
Referencias:https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=42999, Ilma Passos Alencastro Veiga fala sobre Projeto Politico Pedagogico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário