Baseado no que diz o texto de Oliveira et alli(?), uma administração escolar deve ser diferenciada de uma administração empresarial, pois na escolar o produto e o beneficiário se torna o propário aluno, nesta administração o objetivo maior não deve ser a obtenção de lucro e sim a formação de cidadãos participativos em uma sociedade. Ja em uma administração empresarial e visado a produção de lucro sobre a produção do material.Sendo assim uma gestão escolar so pode condizer com uma gestão democrática, onde haja participação de todos na tomada de decisões e as regras decididas sejam para todos desde a diretorias ate o funcionários da limpeza .
Falando um pouco da escola onde atuo: ela e uma instituição conveniada com a Secretaria Municipal de Educação desde 2002. A SMED em troca da verba impõe regras complementares e assessoria pedagógica. A verba e utilizada para o pagamento dos funcionários e o restante para compra de algum material pedagógico.
Vejo que minha escola em período de transição, pois ao mesmo tempo que primamos por uma democracia, onde toda a comunidade escolar participe, tendo o direito de opinar e o valor pedagógico seja sempre priorizado, ainda precisa visar lucro para manter a instituição.
DOURADO, Luiz Fernandes. MORAES, Karine Nunes de. OLIVEIRA, João Ferreira. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios, mecanismos de sua implementação. 13 p. Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224443
cc
Nenhum comentário:
Postar um comentário