domingo, 25 de junho de 2017

Construindo o mapa conceitual



   Na etapa 3 do  PROJETO DE APRENDIZAGEM, nossa missão   foi construir o mapa conceitual com as crianças. A tarefa proposta pela professora Aline da interdisciplinar "Projeto Pedagógico em Ação"   parecia um tanto difícil de cumprir, visto que, as três integrantes do grupo atuam com educação Infantil: Claudia-M2, Marina- berçário, JA. Mas tudo ficou mais fácil quando percebemos que podíamos usar o produto de nossas observações na construção dos MCs.

  Segundo a teoria das Implicações significantes, Dutra(2004, p.6)  entendemos que os trabalhos de Claudia e Marina se tratavam como uma "Implicação Local", pois partiram de observações diretamente do objeto. Claudia utilizou as fotos fruto de suas observações diárias das crianças nas formigas da pracinha. Assim a partir do estimulo da professora os pequenos observadores adequavam as imagens  no mapa, conforme aconteciam os questionamentos, exemplo: "A formiga leva a comida para a casinha dela", logo o aluninho escolhia a foto em que as formigas estavam carregando pedacinhos de folhas para a casinha delas,

  Marina desenvolveu com seus pequeninos alunos de berçário "As diferentes formas de contar historias." A professora abusou dos recursos lúdicos, investindo nos estímulos sensoriais dos bebes com a intenção de chamar a atenção a partir das gravuras para construir seu mapa.

  Ja  Nanci aproveitou a curiosidade das crianças, despertada pelo seu livro "Crianças como Você", para desenvolver o seu trabalho. O mapa construído por suas crianças foi um mero resultado da descobertas de seus observadores.No decorrer do caminho surgiram muitas causas e consequências que se baseando no texto de Dutra se trata como uma "Implicação Sistêmica" .





REFERENCIAS:DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, L. C.; CAÑAS, A. J. Un enfoque constructivista para el uso de mapas conceptuales en educación a distancia de profesores. In: CMC 2004 – First International Conference on Concept Mapping, 2004, Pamplona, Navarra – Espanha. First International Conference on Concept Mapping/Primer Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales, 2004.
                                                                                                                                            

Um comentário:

  1. Olá! Ótimo registro! Um mapa conceitual adaptado a realidade do ensino. Que bom que conseguiu vencer essa etapa! Parabéns vencedora!
    Att Glauber Moraes
    Tutor EAD Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir