Na aula do dia 05 de julho da interdisciplinar de organização do Ensino Fundamental, falamos sobre as concepções de Organização e gestão. Nos reunimos em grupos de cinco para um ser o narrador, outro observador e os outros ouvintes. O narrador explanava um conceito estudado, onde os demais escutavam sem poder opinar. Ao participar desta atividade pude compara-la com uma gestão técnico cientifica onde o poder e centralizado, uma pessoa dita as ordens e o grupo tem que obedecer sem direito de opinar. No caso da dinâmica do grupo o que falava era o gestor e os ouvintes tinham que acatar as regras ditadas.
No decorrer do trabalho pelo relato das colegas que em suas escolas predominavam o tipo de concepção Técnico Cientifica, assim como denomino minha instituição, onde o Conselho Escolar muitas vezes fica como objeto decorativo.
Penso que para exista Democracia Participativa e preciso da participação de toda a comunidade escolar, agindo com ética, bom censo e respeito, e que isso não seja uma utopia.Igualdade de direitos e deveres são para todos e isso tem que ser exemplificado na escola.
A gestão democrática ocorre quando houver a participação efetiva de todos os colegiados. Pense que em uma próxima gestão tudo poderá mudar de acordo com os ideais de cada grupo. A mudança é possível acredite e faça essa ideia acontecer! O grupo não questiona? Não realizam dialogo defendendo as ideias coletivas e o ideal de democracia e construção do projeto pedagógico e da instituição?
ResponderExcluirAtt GLauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD UFRGS