Depois de nossos estudos que falam de professor reflexivo, tento avaliar como anda esse processo em minha pratica."O pensamento reflexivo é uma capacidade, como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode se desenvolver-se. Para isso tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar," ( ALARCÃO,1996,P.9).
Penso que para ser reflexivo com meus pequenos alunos de quatro anos do M2, preciso propor uma observação sobre a ação objeto de curiosidade, provocando questionamentos sobre esses acontecimentos, como aconteceu com o projeto "Formigas em ação", onde os alunos observaram diariamente o trabalho dos pequenos insetos. Através desse projeto pude perceber como posso desenvolver um trabalho rico a partir de elementos simples da natureza.
Entendo que provocar os porquês das coisas e não dizer os porquês, promovendo observações e pesquisas que respondam esses porquês dos alunos, me ajudam a ser uma professora reflexiva em sala de aula.Acredito que esse processo me enriquece não só em sala de aula mas em todas as questões da vida.
Entendo que provocar os porquês das coisas e não dizer os porquês, promovendo observações e pesquisas que respondam esses porquês dos alunos, me ajudam a ser uma professora reflexiva em sala de aula.Acredito que esse processo me enriquece não só em sala de aula mas em todas as questões da vida.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário