O texto "aprendendo através da descobertas" me faz refletir no quanto vivenciar o objeto de conhecimento é importante para que à aprendizagem aconteça para o aluno. Segundo Becker o indivíduo adquirir o conhecimento precisa agir sobre o objeto e não ser o objeto de sua aprendizagem. O professor Becker diz que o conteúdo não pode ser despejado no aluno, penso que é exatamente isso o que acontece na maioria das escolas: o aluno escuta e copia o que o professor escreve no quadro, assim ele aprende para a hora da prova e depois esquece tudo. E os alunos se questionam "do que isso vai me servir para vida?"
Acredito que na educação infantil não se faz diferente. Muitas vezes a criança é solicitada a fazer um "trabalhinho" padrão como a professora pede, já vi isso algumas vezes na escola onde atuo. As professoras na maior boa intenção só querem que o trabalho fique esteticamente bonito, mas esquecem que para o desenvolvimento da aprendizagem aconteça a criança precisa ser livre para desabrochar sua criatividade como quiser ou como puder naquele momento.
Considero o "projeto de aprendizagem" uma metodologia de aula eficaz, prazerosa e produtiva para o aluno construir seu conhecimento. Posso justificar minhas constatações citando o projeto que realizamos no ano passado, 2018, com minha turma do jardim B. Reunimos a turma em uma roda de conversa e perguntamos o que gostariam de aprender, e neste dialogo coletivo surgiu o projeto "Mundo inteligente". No primeiro semestre estudamos o sistema solar, ciclo da água e meio ambiente. Nos trabalhos foram incluídos: passeio ao planetário, maquetes, simulações. os alunos tiraram hipóteses e fizeram constatações sobre o mundo em que vivemos.
texto visitado: Marcadores: Aprendendo através das descobertas
Nenhum comentário:
Postar um comentário