sexta-feira, 27 de julho de 2018

Inovações pedagogicas



    A inovação pedagógica, requer a ruptura paradigmática. A inovação permite mudanças na forma de entender o conhecimento, pois rompem com a forma  tradicional de ensinar e aprender constituído por metodologias de ensino de memorização, repetição e padronização, fundamentados por princípios positivistas da ciência moderna constituídos pelo determinismo e o empirismo.

    Para essas rupturas se faz necessário uma investigação genealógica, na qual determina o meio social, possibilitando a reconfiguração de saberes relacionados com ensinar e o aprender.

    Acredito que esta metodologia de memorização e repetição esta tão enraizada em nossa educação que se torna um tanto difícil nos libertar desta forma tradicional de entender o conhecimento. Vivemos em um mundo onde as crianças já nascem com habilidades digitais, pequenos desde a mais tenra idade possuem habilidades em manusear tablets e celular, muitas vezes  a passos largos de que um adulto. Mas mesmo com todos esses avanços tecnológicos, o que muitas vezes vemos é que a metodologia se mantém. Entendo que fazer com que a tecnologia caminhe junto com uma metodologia agregada a novas concepções pedagógicas é um grande desafio para as universidades que buscam inovações.


Referencias:

CUNHA,   Maria   Isabel   da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.

Vídeo: Metodologia e tecnologia. Acesso em 27/07/18. disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51556.

Nenhum comentário:

Postar um comentário