A inovação pedagógica, requer a ruptura
paradigmática. A inovação permite mudanças na forma de entender o conhecimento,
pois rompem com a forma tradicional de ensinar
e aprender constituído por metodologias de ensino de memorização, repetição e
padronização, fundamentados por princípios positivistas da ciência moderna
constituídos pelo determinismo e o empirismo.
Para
essas rupturas se faz necessário uma investigação genealógica, na qual
determina o meio social, possibilitando a reconfiguração de saberes
relacionados com ensinar e o aprender.
Acredito que esta metodologia de
memorização e repetição esta tão enraizada em nossa educação que se torna um
tanto difícil nos libertar desta forma tradicional de entender o conhecimento.
Vivemos em um mundo onde as crianças já nascem com habilidades digitais,
pequenos desde a mais tenra idade possuem habilidades em manusear tablets e
celular, muitas vezes a passos largos de
que um adulto. Mas mesmo com todos esses avanços tecnológicos, o que muitas vezes
vemos é que a metodologia se mantém. Entendo que fazer com que a tecnologia
caminhe junto com uma metodologia agregada a novas concepções pedagógicas é um
grande desafio para as universidades que buscam inovações.
Referencias:
CUNHA, Maria
Isabel da. Inovações pedagógicas e a
reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso
Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade
de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
Vídeo: Metodologia e tecnologia. Acesso em 27/07/18. disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51556.
Nenhum comentário:
Postar um comentário