terça-feira, 24 de julho de 2018

Avaliaçaõ




  Segundo Luckesi “A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal , deve apontar o melhor de todos os educando, por isso é diagnostica e não voltada para a seleção de poucos, como se comportam os exames.” Muitas escolas intitulam  nas propostas pedagógicas uma avaliação continuada, que visa avaliar o desenvolvimento como um todo do aluno, mas no fim o que  acaba acontecendo são inúmeros testes que origina a nota. Uma avaliação que finge ser diagnostica, mas que na realidade acaba por classificatória.

   A prática de uma avaliação classificatória acaba se configurando em poder do professor sobre o aluno, fazendo com que seu potencial seja medido em uma prova e todo o seu desenvolvimento ao longo do caminho não tenha valor algum.

  Trabalho na educação infantil, jardim B. Minha escola adota um sistema de avaliação como parecer descritivo e um portfólio com fotos e registros dos melhores momentos das atividades. Neste portifólio que ainda estou montando pretendo chamar cada aluno na hora de preencher as legendas, demonstrando e perguntando para cada um como acha que foi, o que sentiu e o que aprendeu naquela atividade.

   Observo que cada aluno tem suas particularidades, cada um se desenvolve de uma maneira, seria muito injusto colocar um parâmetro de avaliação, como muitas escolas fazem: atingiu ou não atingiu; consegue ou não consegue, etc..



Referências:
FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:_. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. P.39-61.   
LUCKESI, Cipriano. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, ano3, n° 12, p.11, 2000.




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