sexta-feira, 1 de junho de 2018

O desafio da EJA



      A presente leitura do texto de Hara nos relata as experiências percorridas de educadores que atuam na escolarização de jovens e adultos não alfabetizados. Esses profissionais dentro de suas instituições de ensino estudam estratégias para que essas pessoas até então excluídas possam ter uma educação de qualidade.

      Sabendo das dificuldades que esses alunos jovens e adultos encontram em sua vida cotidiana o ato de escolarizar acaba sendo um desafio para esses educadores. “A alfabetização competente de alunos que une o compromisso político de educadores populares com sua desenvoltura técnica necessária ao seu bom desempenho é ainda realidade pouco encontrada.” ( HANA, 1992, n.p).

      Tais formas pedagógicas trazem o “Método Paulo Freire” que visa escolher palavras que tenham importância e façam parte da vida do aluno. Para Freire ( apud Hara, 1992) A alfabetização vai além do sujeito juntar sílabas e formar frases, esse processo precisa ser para o um ato de interpretar o sentido da linguagem. Freire coloca o educando como sujeito ativo e criador no processo de sua aprendizagem. O pedagogo defende, ainda, a pratica de o alfabetizador trazer a realidade do alfabetizando  para a sala de aula.

      Assim como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberoky acreditam no homem como sujeito e não objeto de sua aprendizagem. As autoras nos trazem colaborações obtidas em investigações no processo de aprendizagem de adultos analfabetos. Emilia  e Teberosky constataram em suas observação que a alfabetização de adultos se assemelha com os mesmos estágios da alfabetização de crianças. Sendo eles: escrita pré-sílabica, escrita – silábica e escrita silábica alfabética.

      Pelas pesquisas dos autores construtivistas, podemos observar que o aprendizado se torna muito mais relevante para o alfabetizando criança ou adulto quando agregado a assuntos de seu interesse e sua realidade social. A proposta acredita que cada aluno pode construir seu conhecimento a partir do que já sabe.

                                                 REFERENCIAS:
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992

     


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