O adulto que freqüenta a EJA é o aluno foi
excluído de sua escolaridade por razões de fazer parte de uma classe menos
favorecida por razões: sociais, culturais e econômicas. Muitos migram de zonas
rurais em busca de melhores condições de vida e trabalho para isso procuram
resgatar o tempo perdido procurando na educação um passaporte para melhores
condições de vida.
Esse sujeito não letrado ao
chegar neste “novo mundo” precisa driblar a competitividade e as desigualdades
sociais do universo letrado de pessoas estereotipadas, ingressando em uma
escolarização, muitas vezes, pensada para crianças e não para adultos. Esse
educando, na maioria das vezes, não se
encontra no estagio formal de desenvolvimento humano ( não desenvolveu bem os
estágios de desenvolvimento da aprendizagem, em sua infância) entretanto, traz consigo
habilidades e dificuldades e uma bagagem de mundo e trabalho.
Entendo que é preciso trazer o
mundo desse aluno para dentro de sala de aula, buscando sempre identificar as
especificidades destas de cada um, para podermos refletir como pensam e como
aprendem. Neste contexto trazer estratégias de aprendizagem para que esse aluno
seja bem sucedido em sua escolaridade.
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