sábado, 2 de junho de 2018

EJA e os sujeitos da aprendizagem



 O adulto que freqüenta a EJA é o aluno foi excluído de sua escolaridade por razões de fazer parte de uma classe menos favorecida por razões: sociais, culturais e econômicas. Muitos migram de zonas rurais em busca de melhores condições de vida e trabalho para isso procuram resgatar o tempo perdido procurando na educação um passaporte para melhores condições de vida.

Esse sujeito não letrado ao chegar neste “novo mundo” precisa driblar a competitividade e as desigualdades sociais do universo letrado de pessoas estereotipadas, ingressando em uma escolarização, muitas vezes, pensada para crianças e não para adultos. Esse educando, na maioria das vezes,  não se encontra no estagio formal de desenvolvimento humano ( não desenvolveu bem os estágios de desenvolvimento da aprendizagem, em sua infância) entretanto, traz consigo habilidades e dificuldades e uma bagagem de mundo e trabalho.

Entendo que é preciso trazer o mundo desse aluno para dentro de sala de aula, buscando sempre identificar as especificidades destas de cada um, para podermos refletir como pensam e como aprendem. Neste contexto trazer estratégias de aprendizagem para que esse aluno seja bem sucedido em sua escolaridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário