domingo, 10 de junho de 2018

Observação da aula da EJA



    Entrevistamos a professora Mara que nos relatou como funciona o pedagógico da escola, segundo a professora a aula é dividida em T1, T2 e T3, sendo T1 e T2 inicio da alfabetização e T3 o nível mais avançado, 4º série. As avaliações são feitas por registros e testes individuais com ditados (nível da escrita), banco de palavras simples, questões numéricas, classificação.  Contar, mais e menos. A educadora relata que o perfil da EJA são alunos de 35 à 69 anos, idosos e inclusão.
  
    Entre o grupo de alunos cinco são casos de inclusão, entre eles estão: Daiane de vinte e poucos anos (não falou a idade) sofre de esquizofrenia e é acompanhada nas aulas pela mãe; Alexandro de 43anos deficiência intelectual severa, seu sonho é ser empacotador do Zaffari; Marcelo, 30 anos quer tirar a carteira de motorista; Um senhor (não recordo seu nome) de 69 anos que tinha a vida ativa até ser acometido por um AVC, comprometendo  sua cognição e sua motricidade, então, tendo ele que aprender tudo novamente.

    Muitos procuram a EJA, porque, aumenta o beneficio do INSS, outros para tirar a carteira de motorista. Alguns porque um familiar traz o outro. Mara relata que teve uma família que se formaram a avó, o filho e neto, sendo assim o avô resolvem freqüentar as aulas também por incentivo da família.

    Os temas de atividades são de acordo com a realidade dos alunos,  Observando a aula de Desirré estagiaria da UFRGS  (classe da professora Mara) vimos que ela trabalhava com medidas, pois fazia parte do cotidiano de alguns alunos que trabalhavam em construções.”Não existe adulto nem criança que chega no nível zero no processo de alfabetização” ( KOHL, 2009) . Portanto cada aluno traz consigo um mundo e entrar em contato com esse mundo nos fazem nos aproximar deste mundo.

REFERENCIAS:
Como adultos não alfabetizados pensam  a língua escrita Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zMHa3lWcfnk&feature=youtu.be Acesso em 10/06/18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário