domingo, 13 de maio de 2018

Sistema escolar: passado & presente



Segundo Japiassi (1994) “Em nosso sistema escolar ensina-se um saber fragmentado que constitui um fator de cegueira intelectual que decreta a morte da vida e que revela a razão intelectual.” Entendemos que neste contexto faz se tornar cada vez mais latente as filosofias tayolistas e fordistas que fortalecem e mantém a mesma  pirâmide social. Os pobres cada vez mais pobres sem condições de ascensão, enquanto os donos do poder continuam sua hierarquia de autoridade. Enquanto uns pensam e dão ordens, uma grande maioria, esta condicionada a obedecer. Parece que nos dias atuais mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda vivemos na idade média, onde os filhos dos servos eram educados  explicitamente para continuar a servir os nobres, fatos que podemos evidenciar no texto Maquinaria Escolar de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria. O que acontece é que nos dias de hoje a nobreza assume o papel dos grandes empresários, assim como os donos de industrias automobilísticas, onde o poder se torna cada vez mais centralizado.   

Referencias:

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Revista Paixão de Aprender. Secretaria Municipal de Educação, novembro, n°8, p. 48-55, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário