Segundo Japiassi (1994) “Em nosso sistema escolar ensina-se um saber
fragmentado que constitui um fator de cegueira intelectual que decreta a morte
da vida e que revela a razão intelectual.” Entendemos que neste contexto faz se
tornar cada vez mais latente as filosofias tayolistas e fordistas que fortalecem
e mantém a mesma pirâmide social. Os
pobres cada vez mais pobres sem condições de ascensão, enquanto os donos do
poder continuam sua hierarquia de autoridade. Enquanto uns pensam e dão ordens,
uma grande maioria, esta condicionada a obedecer. Parece que nos dias atuais
mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda vivemos na idade média, onde os
filhos dos servos eram educados
explicitamente para continuar a servir os nobres, fatos que podemos
evidenciar no texto Maquinaria Escolar de
Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria. O que acontece é que nos dias de hoje
a nobreza assume o papel dos grandes empresários, assim como os donos de
industrias automobilísticas, onde o poder se torna cada vez mais centralizado.
Referencias:
JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Revista Paixão de Aprender. Secretaria
Municipal de Educação, novembro, n°8, p. 48-55, 1994.
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