Desafio da escola
“(...) O professor enquanto
profissional deve ser um eterno aprendiz e sendo capaz de refletir sobre sua
pratica diária, pois na verdade não só no trabalho, mas e todos os aspectos da
vida.” ( Prado, et.al., 2013) Nos meus tempos de criança tinha a concepção que
o professor era dotado de toda a sabedoria, que era um ser à cima do bem e do
mal. Hoje que sinto na pele a carga dessa “missão”, vejo que só me cabe a frase
de Sócrates, “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem
sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.” Observo que a máxima se aplica
quando estudo e evidencio que um conceito leva a muitas outras pesquisas ou
quando um aluno me faz uma pergunta que não sei responder, pois nunca havia
pensado nisso antes, como:”Formiga bebe água?” E nestas horas constato que o
Google é o meu melhor amigo.
Hoje, sei que professor é um ser incompleto
no sentido do saber, pois na busca de completar o seu conhecimento para
transmitir aos seus alunos, se descobre tão mais incompleto ainda. E esse
processo se torna infinito...E é esse desafio que a escola deve propor a seus
educandos a busca constante pelo saber, que acontece através da curiosidade e o
encantamento pela arte de fazer as
descobertas.
REFERENCIAS:
PRADO, Alcindo Ferreira [et al.] Ser professor na contemporaneidade:
desafios da profissão. Universidade de San Carlos, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário