Me recordo quando estava no colégio de estudar a historia de todos os povos imigrantes portugueses, italianos e alemães colonizadores do Brasil, mas agora parando para refletir, não lembro de ter estudado sobre a cultura Afro-Brasileira, claro este ensino não contava no currículo. Conforme a leitura do texto "Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico- Raciais" ficou obrigatório o ensino dessa cultura só em 09/01/2003, promulgada na lei 10.639 por Luiz Inácio Lula Da Silva, no meu ver uma conquista merecida e justa, embora que tardia.
Hoje, mesmo no seculo XXI, em plena era de avanços tecnológicos, ê triste e vergonhoso que haja, ainda tanto preconceito racial. As pessoas necessitam de cultura e educação desde cedo, para que assim, possa haver um pouco de conscientização e respeito sobre a origem desse povo que tanto se sacrificou e sofreu injustamente.
Como é lamentável que em Instituições de ensino onde deveriam primar pela aprendizagem e cidadania de seus educandos, ainda, haja, ações covardes de discriminação.Essa semana, mesmo, assisti no noticiário da TV, atitudes racistas para com dois universitários negros, estudantes de uma universidade de Santa Maria, muito triste que tenha dentro de uma universidade.
REFERENCIAS: Orientações para Educação Das Relações étnicos Raciais-Brasilia; SECAD,2006.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2017/09/alunos-de-direito-da-ufsm-sao-alvo-de-mensagens-racistas-escritas-nas-paredes-da-sala-do-diretorio-academico-do-cu
Olá! É lamentável nos dias atuais conviver com situações de preconceito racial. As leis devem ser aplicadas e usadas como subsídios para a construção de uma estrutura pedagógica que acabe com invisibilidade do negro. Como você abordaria esse tema em sala de aula a partir de situações cotidianas? Usando como esse exemplo a (notícia) e percebesse o borburinho na sala de aula pelo fato da notícia estar circulando.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador PEAD UFRGS