sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A critica do pensamento





  Observo que nos dias atuais, onde universo digital tornou-se acessível a grande maioria das pessoas, é preciso usar um filtro para separar o que é bom do que é ruim das informações que recebemos diariamente. Como se refere Leandro Karnal no vídeo O impacto das redes sociais nas pessoas, “A internet divulga informação, não formação”. compreendo na fala do professor a ideia que as redes sociais podem ser uma faca de dois gumes: ou ela nos ajuda muito, quando usada sabiamente ou  tem o poder de nos transformar em pessoas alienadas e sem credibilidade por aceitar em tudo que nos é passado sem analisar a veracidade do conteúdo  e a base da informação. Muitas vezes no whatsAppe, por exemplo, recebemos textos e vamos repassando automaticamente, sem checar a autencidade da noticia
.
  Lendo o texto O trabalho da critica do pensamento de Marilena Chauí, fala que o importante para a critica é revelar o que esta implícito e não o que esta explicito. Entendo que para isto necessitamos desenvolver o nosso olhar interpretativo para aquilo que nos esta sendo proposto, sabendo interpretar e refletir sobre o conteúdo apresentado
.
  Acredito que ainda, um bom exercício para ampliar nossa capacidade intelectual é exercer a pratica da leitura de bons livros. Vejo nos livros a oportunidade de viver um mundo com mais solidez , ao contrario do que vemos na rapidez da Era Digital que presenciamos      nos dias de  hoje.     
   


REFERENCIAS:

Referências:
CHAUÌ, Marilena. O Papel da Filosofia na Universidade. Cadernos SEAF, nº 1.
Karnal, Leandrro. Vídeo: O impacto das redes sociais na vida das pessoas. Programa Ponto a Ponto - Band News 20/03/2017. Youtube. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=2EkrD3eNe5c>. Acesso em: 04 set. 17.



Um comentário:

  1. Olá! Realmente devemos ter um filtro para tudo o que se passa na rede e desconfiar das notícias e buscar informações em sites confiáveis. Antes de sair compartilhando informações em grupos de redes sociais e importante saber a fonte da notícia e a veracidade dos fatos. Esse fato aconteceu comigo essa semana quando fui interpelado por um colega sobre um fato e eu não sabia, sendo discriminado por falta de conhecimento. Quando cheguei em casa fui pesquisar o que estava sendo citado pelo colega, e quando me deparo com a informação percebo que não era de sites confiáveis e busquei a notícia em sites de boatos, realmente era uma notícia que viralizou e era boato da rede. Com conhecimento e destreza vamos percebendo quando a notícia e verídica ou boato da rede.
    É necessário filtrar informações e pesquisar em locais com renome dentro dos espaços da internet. Em pouco tempo tudo será digital e devemos estar preparado para usar a tecnologia a nosso favor.

    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir