quinta-feira, 15 de junho de 2017

Palestra de Carlos Roberto Jamil Cury



   Assistir a palestra do professor Carlos Roberto Jamil Cury na aula inaugural da faculdade de Educação da URGS foi para mim uma aquisição de conhecimentos de grande valia, pois a compreensão de ações na constituição no passado servem de base para o entendimento no presente e da perspectiva do que acontecera no futuro. O professor fala sobre o percurso das Leis de Diretrizes e Bases na Educação  nestes vinte anos de vigência. O projeto aprovado em 20 de dezembro de 1996 entrando em vigor em 97 nos situa para atuar em nosso trabalho e questionar nossos direitos

  Me chama a atenção na fala onde Cury conta sobre a constituição de 1824 onde a educação foi colocada como direito e gratuita, mas ao mesmo tempo calcada pela escravidão, abrindo a formação de elites e a rede de informalidades de máximo educação profissional .Situação que acredito que se assemelha nos dias atuais e com a tendencia de atenuar com a medida provisoria do ensino médio. onde o enredo continua o mesmo: privilegio da elite e valorização da mão de obra.

  Cury nos diz que reabrir a LDBE seria um retrocesso, pois vai contra aos direito conquistados no passado, essas leis já se fazem com muitas emendas, em vinte anos foram ao total 219 modificações. Ao longo desse tempo muitos sonhos se perderam ou ganharam espaço, conta ele.

  Refletindo vejo que estamos cada vez mais perdendo o direito a uma educação de qualidade. A  medida provisoria do ensino médio que, outrora segundo a lei proporcionava aos jovens uma educação completa e de qualidade. com a reforma se resume com apenas três matérias como prioridade nas escolas, deixando como segundo plano as que estimulam o pensar e servem como estrutura para o raciocino do estudo das demais disciplinas.        

           
  

Um comentário:

  1. Olá! Esse vídeo é fundamental para a reflexão. Devemos questionar todas essas mudanças e pensar no futuro da educação. Relata as perdas e as consequências que já estamos vivenciando. Estamos com discussões da Base Nacional Comum, da reforma do Ensino Médio, o novo Mais Educação. As políticas públicas e as leis elas configuram e impactam a educação. Por isso é importante participação na elaboração e discussão com a sociedade. Você percebe essa interação com a sociedade? A população está tendo acesso as essas mudanças? Pensar nessa construção é importante!

    Continue se dedicando!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir