domingo, 16 de abril de 2017





                                     Globalizar na educação infantil




  A partir da leitura do primeiro capítulo do livro "Transgressão e Mudança na Educação" de Fernando Hernandez, entendo que o autor tem o interesse em demonstrar que é possível substituir conteúdos do currículo escolar por "Projetos de Trabalho", onde sejam adaptados temas e problemáticas de interesse dos alunos. Sendo nesses projetos incorporado as questões a serem resolvidas. 

 Vejo, que o autor nos convida a pensar em formas globalizar e introduzir a globalização na metodologia escolar. Ele nos da a ideia de formas de desenvolver esse trabalho por meio de pesquisas, questionamentos e intercambio com estudantes de outras turmas da escola em um tempo que seja flexível ao aluno.

  Pedro Demo, em seu vídeo "Educar pela Pesquisa", nos diz que a educação infantil é sábia porque tem atividades e não aulas, observo que o conceito vai de encontro com a ideia de  Hernandez, quando propõe conceitos de estudos do interesse do educando. Eu,  por minha vez, como atuante da área que se refere Demo no maternal 2, me aproprio em dizer que meus pequenos alunos de quatro anos adoram "trabalhos e brincadeiras com temas que lhe tragam curiosidade e prazer.

  O nosso objeto de pesquisa de agora vem sendo as formigas na pracinha . O interesse surgiu quando as crianças brincavam na terra de panelinhas e viram uma carreira de formigas carregando pedacinhos de folhas maiores que elas nas costas, que um menino chegou até a comentar: "a folha anda sozinha". Daí em diante foram surgindo muitas perguntas e hipóteses. Comecei a filmar no intuito de realizar um futuro trabalho. Agora quando chegam na praça correm para o cantinho onde os insetos estão alojados e ficam bem quietinhos só observando e pedem para que eu leve o celular para tirar foto.

  Suponho que através dessas observações posso construir aprendizagens muito significativas com meus alunos, pois, uma vez que o  tema nasceu do interesse deles, poderei envolver questões matematicas, de língua portuguesa, ciencias e estudos sociais de  uma forma lúdica e prazerosa para os pequenos. Acredito que através de trabalhos como esse posso me aproximar das idéias de globalizar que Hernandez fala no texto.













  Referências:
 
 file:///C:/Users/bruno_2h7/Downloads/CAP1-Transgressao-e-Mudanca-Na-Educacao-Fernando-Hernandez%20(17).pdf
   https://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw&feature=share

 









3 comentários:

  1. Oi Claudia, boa reflexão a respeito do tema apresentado, bem como do reflexo dela na tua prática docente. Percebo a introdução da relação teoria e prática com a referência de autores e as suas ideias. É preciso desenvolve-las como citações dentro da tua escrita, onde tu consiga apresentar as ideias dos autores, desenvolvendo com o que tu pensa sobre o assunto. Dessa forma, tua escrita ir´ficar ainda mais qualificada.
    Certamente já pode ir ajustando nas tuas próximas postagens e desenvolvendo ao longo do semestre.

    Att, Katielle de Oliveira
    Tutora Organização e Gestão na Educação- Eixo V- Turma B

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O texto faz referência a autores, conceitos e a vivências pedagógicas. Concordo que seje necessário ampliar a escrita acadêmica no que se refere as referências tanto do livro quanto do vídeo citado.

      Exemplo de citação do livro:
      HERNÁNDEZ, Fernando. - A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. 5a. Ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

      E exemplo de citação do vídeo:
      Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. [s.i.]: Nova Escola, 2010. (541 min.), son., color. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2001.


      Para normas da ABNT acesse:
      http://www.ufrgs.br/bibedu/normas-abnt

      Para acessar a ferramenta geradora de referências:
      http://novo.more.ufsc.br/inicio

      Bom estudo!
      Att Glauber Moraes
      Tutor Seminário Integrador Turma B
      Eixo 5
      PEAD UFRGS

      Excluir