Globalizar na educação infantil
A partir da leitura do primeiro capítulo do livro "Transgressão e
Mudança na Educação" de Fernando Hernandez, entendo que o autor tem o
interesse em demonstrar que é possível substituir conteúdos do currículo
escolar por "Projetos de Trabalho", onde sejam adaptados temas e
problemáticas de interesse dos alunos. Sendo nesses projetos incorporado
as questões a serem resolvidas.
Vejo,
que o autor nos convida a pensar em formas globalizar e introduzir a
globalização na metodologia escolar. Ele nos da a ideia de formas de
desenvolver esse trabalho por meio de pesquisas, questionamentos e
intercambio com estudantes de outras turmas da escola em um tempo que
seja flexível ao aluno.
Pedro Demo, em seu vídeo "Educar pela Pesquisa", nos diz que a educação
infantil é sábia porque tem atividades e não aulas, observo que o
conceito vai de encontro com a ideia de Hernandez, quando propõe
conceitos de estudos do interesse do educando. Eu, por minha vez, como
atuante da área que se refere Demo no maternal 2, me aproprio em dizer
que meus pequenos alunos de quatro anos adoram "trabalhos e brincadeiras
com temas que lhe tragam curiosidade e prazer.
O nosso objeto de pesquisa de agora vem sendo as formigas na pracinha .
O interesse surgiu quando as crianças brincavam na terra de panelinhas e
viram uma carreira de formigas carregando pedacinhos de folhas maiores
que elas nas costas, que um menino chegou até a comentar: "a folha anda
sozinha". Daí em diante foram surgindo muitas perguntas e hipóteses.
Comecei a filmar no intuito de realizar um futuro trabalho. Agora quando
chegam na praça correm para o cantinho onde os insetos estão alojados e
ficam bem quietinhos só observando e pedem para que eu leve o celular
para tirar foto.
Suponho que através dessas observações posso construir aprendizagens
muito significativas com meus alunos, pois, uma vez que o tema nasceu
do interesse deles, poderei envolver questões matematicas, de língua
portuguesa, ciencias e estudos sociais de uma forma lúdica e prazerosa
para os pequenos. Acredito que através de trabalhos como esse posso me
aproximar das idéias de globalizar que Hernandez fala no texto.
Referências:
file:///C:/Users/bruno_2h7/Downloads/CAP1-Transgressao-e-Mudanca-Na-Educacao-Fernando-Hernandez%20(17).pdf
https://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw&feature=share
Oi Claudia, boa reflexão a respeito do tema apresentado, bem como do reflexo dela na tua prática docente. Percebo a introdução da relação teoria e prática com a referência de autores e as suas ideias. É preciso desenvolve-las como citações dentro da tua escrita, onde tu consiga apresentar as ideias dos autores, desenvolvendo com o que tu pensa sobre o assunto. Dessa forma, tua escrita ir´ficar ainda mais qualificada.
ResponderExcluirCertamente já pode ir ajustando nas tuas próximas postagens e desenvolvendo ao longo do semestre.
Att, Katielle de Oliveira
Tutora Organização e Gestão na Educação- Eixo V- Turma B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! O texto faz referência a autores, conceitos e a vivências pedagógicas. Concordo que seje necessário ampliar a escrita acadêmica no que se refere as referências tanto do livro quanto do vídeo citado.
ExcluirExemplo de citação do livro:
HERNÁNDEZ, Fernando. - A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. 5a. Ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
E exemplo de citação do vídeo:
Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. [s.i.]: Nova Escola, 2010. (541 min.), son., color. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2001.
Para normas da ABNT acesse:
http://www.ufrgs.br/bibedu/normas-abnt
Para acessar a ferramenta geradora de referências:
http://novo.more.ufsc.br/inicio
Bom estudo!
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador Turma B
Eixo 5
PEAD UFRGS