Professor reflexivo
Segundo Alarcão (1996, p.9), refletir sobre algo é querer compreendê-lo. Para essa compreensão precisamos entender à luz de referentes que lhe deem sentido. A autora diz ainda que para se formar um professor reflexivo, este necessita ser questionador, buscando na pesquisa respostas para esses questionamentos. A partir desses conceitos, analiso como está se desenvolvendo meu processo de pensamento reflexivo em minha prática no trabalho e em minha atuação como estudante.
Temos visto muito falar em nossas aprendizagens na ideia de professor mediador. Eu, no papel de constante aprendiz tanto em meu trabalho na educação infantil, onde atuo no maternal II, com crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade, ou tanto como neste no curso de pedagogia a distancia, onde as aprendizagens são desenvolvidas através de questionamentos, respondidos por meio de investigações , procuro colocar em prática as reflexões, tentando conciliar um com o outro. Exemplificando o que foi exposto, podemos aplicar as teorias propostas PEAD em meu trabalho e colocar experiencias de meu trabalho para enriquecer meus estudos do PEAD.
Vejo que quando proporciono um trabalho de pesquisa para meus pequenos alunos, onde o objeto de pesquisa venha a ser do interesse deles a atividade torna mais rica e proveitosa, pois as perguntas surgem naturalmente por serem frutos de uma observação atenta e curiosa.Constato que é nesse processo de questionamentos e investigações que vou tentando desenvolver a capacidade de ser uma professora reflexiva como nos convida a pensar a autora Isabel Alação.
Vejo que quando proporciono um trabalho de pesquisa para meus pequenos alunos, onde o objeto de pesquisa venha a ser do interesse deles a atividade torna mais rica e proveitosa, pois as perguntas surgem naturalmente por serem frutos de uma observação atenta e curiosa.Constato que é nesse processo de questionamentos e investigações que vou tentando desenvolver a capacidade de ser uma professora reflexiva como nos convida a pensar a autora Isabel Alação.
Referencias:ALARCÃO, Isabel.Ser Professor Reflexivo-editora. Porto. Porto, Portugal, 1996.
Claudia, muito legal a tua reflexão sobre um tema tão necessário. Muito interessante a tua relação entre teoria/prática e referencial teórico, de acordo com citação feita em tua postagem. É importante que ao começar a escrita você localize qual a ideia do que vai publicar, com uma pequena introdução sobre o tema a ser abordado, para que a seguir possa incluir a base teórica com citação e ideia de autores. Assim, suas postagens ficarão ainda mais significativas.
ResponderExcluirAtt, Katielle de Oliveira
Tutora Organização e Gestão da Escola- Turma B
Olá! Claudia! Continue avançando sobre a qualidade das tuas publicações, está em um ótimo caminho! Seguindo as dicas da tutora Katielle irá conseguir fazer essa tarefa com mais argumentos, uma citação necessita um contexto. Continue se dedicando!
ResponderExcluirAvante!
ABraços
Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD-UFRGS
Turma B