sábado, 30 de julho de 2016

                                            


                                                   A arte do brincar  

   Segundo  Vygosky, "um indivíduo se desenvolve através do meio ondo vive, considerando o professor como mediador de grande importância para o desenvolvimento da criança".Penso que uma criança que vive um ambiente social onde prevalece o carinho e o respeito e a oportunidade de brincar com acesso a vários materiais terá um melhor desenvolvimento em todos os aspectos do que uma outra criança que não tem como prioridade essa atividade tão excencial  para a criança.

        Atuo no maternal II, 3 a 4 anos, meus alunos estão na fase do jogo simbólico, diante dos estudos apresentados, me vejo, mais maleável na questão ao acesso aos materiais e flexível aos horários da rotina, visto que, nossa escola tem rotina, como horários de lanche, almoço, soninho,etc..Resolvi abrir mão, um pouco, de trabalhos dirigidos, e resolvi investir mais nas brincadeiras livres, com diversidades de brinquedos, incluindo jogos, brinquedos diversificados e sucata. É incrível a criatividade em inventar engenhosas construções com lêgos, jogos construtor, associando outros brinquedos, como a pista de carrinhos, a casinha dos bonecos, etc.

      Em minhas observações diárias, vejo que o brincar é de fato, a melhor forma de aprender, dos pequenos, pois neste exercício eles compartilham, inventam, fazem suposições e constatações. As vezes me surpreendo tanto com argumentações que expressam que constantemente reflito que um adulto não teria tal argumento.Exemplo, na minha sala tem um menino muito sapeca , certo dia ele puxou o brinquedo do colega, quando o chamei para conversar ele desviou o assunto, dizendo para mim:-Como esta sua mãe e seu pai? E eu lhe pergunto, porque, a pergunta. Ele responde:- É por que esse tempo ta pra chuva! Olha que disfarçado e sapeca! 





  

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