Quando observava a aula do dia 03/04 - do semenário integrado III, que abordava o assunto "ver e olhar", analiso como este processo acontece em minha vida.
De uns anos para cá, venho me questionando sobre o meu papel neste mundo, o quanto estou acrescentando e principalmente quanto a minha missão de educadora. Emília Ferreiro nos diz: "que é preciso entender o que é aprender para aprender o que é ensinar". Através deste pensamento, reflito: eu quanto educadora do tamanho de minha responsabilidade em compreender, auxiliar e desvendar o que se ma-
nifesta no olhinho de cada pequeno, sabendo que é nos olhos que se expressa o que diz o coração.
Eu,de uma maneira sutil procuro, sempre, conversar com meus alunos
, para saber o que se passa em suas vidas, porque, isto sempre se reflete em sala de aula. Um exemplo: no ano passado, quando atuava no jardim "A", tinha um aluno (cinco anos) que vinha se mostrando muito agressivo com os colegas. Um dia em um episódio que ia total-
mente contra as regras da sala, onde ele bate e chuta um coleguinha,
depois de tira-lo da sala para conversar, lhe pergunto o que estava acontecendo, como estava a família, se estava tudo bem em casa, nes-
te momento o menino desaba em choro e relata que o pai havia batido na mãe... A família foi chamada para conversar com a pedagoga e psicologa da instituição ,enfim o menino melhorou seu sentimento com isto foi melhorando seu comportamento.
Neste caso a melhora acontece não através da visão da ação e sim do intendimento do olhar, pois, como diz no texto de Simone Bica Charczuk:"o olhar investiga e indaga..."
Eu,de uma maneira sutil procuro, sempre, conversar com meus alunos
, para saber o que se passa em suas vidas, porque, isto sempre se reflete em sala de aula. Um exemplo: no ano passado, quando atuava no jardim "A", tinha um aluno (cinco anos) que vinha se mostrando muito agressivo com os colegas. Um dia em um episódio que ia total-
mente contra as regras da sala, onde ele bate e chuta um coleguinha,
depois de tira-lo da sala para conversar, lhe pergunto o que estava acontecendo, como estava a família, se estava tudo bem em casa, nes-
te momento o menino desaba em choro e relata que o pai havia batido na mãe... A família foi chamada para conversar com a pedagoga e psicologa da instituição ,enfim o menino melhorou seu sentimento com isto foi melhorando seu comportamento.
Neste caso a melhora acontece não através da visão da ação e sim do intendimento do olhar, pois, como diz no texto de Simone Bica Charczuk:"o olhar investiga e indaga..."
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