Um olhar para o vídeo Navio Negreiro
Na aula do dia 20 de abril da interdisciplina de literatura infanto juvenil, a professora Ivany Souza Ávila, nos instiga a pensar e questionar sobre o vasto mundo literario em suas abrangências no que se refere a cultura, etnias e classes sociais .
O que mais me impactou nesta rica aula foi o vídeo Navio Negreiro - de Castro Alves. Ele nos diz muito a respeito desta tristeza que foi a escravidão.
A natureza contempla o veleiro que navega em pleno mar, mas em meio a tanta beleza, tanto sofrimento de bravos guerreiros aprisionados covardemente por indivíduos inescrupulosos. Reis valentes sofrem a humilhação de ver a tortura de seu povo sem nada poder fazer. O navio sangra e chora de tanta dor.
Para mim assistindo este, torturante, vídeo embalado por este lindo e bravo poema de Castro Alves, penso que escravidão assemelha-se com holocastro - onde houve o extermínio de judeus pelo regime nazista de Adolf Hitler durante a segunda guerra mundial ( 1939-1945) .Em ambos acontecimentos mães eram separadas de seus filhos, seres humanos sofriam de corpo e alma.
É, muito, revoltante que ainda hoje, em pleno século XXI, em meio a tantas evoluções culturais e tecnológicas, ainda, haja preconceito, um preconceito velado e incoerente.
OLá Claudia! Muito boas tuas reflexões a partir do conteúdo trabalhado na aula de literatura. Gostaria de saber como as aulas estão influenciando tua ação em sala de aula, houve mudanças em função de nossa interdisciplina? Abraços e conta com minha ajuda, tutora Josele.
ResponderExcluir