sábado, 16 de abril de 2016

                                                                Ludicidade
  Na aula de ludicidade e educação do dia 06/04/16 a profª Tânia pergunta para os alunos: "quem brinca?" Muitos colegas respondem-" brinco com meus alunos !" Mas a profª diz que isto não vale. Eu , por minha vez, fiquei pensando : Eu não brinco mas quando era criança adorava brincar de boneca. E hoje quando vejo bonecas Barbies, sempre comento: são tão lindas que dá até vontade de brincar ! E realmente, da vontade ,mesmo,  não, é ? Mas o que observo é que nós adultos não temos tempo nem ousadia para isso.
  Como fala no texto ludicidade e educação de Anna Oliveiro Ferraris: "A atividade mais associada a criança é o brincar e de alguma forma todos brincamos quando crianças - e muitos continuam fazendo depois de adultos..."Apartir disto penso, que brincar é tão importante para a criança quanto respirar. Cada um de nós ,conforme, nossas oportunidades, passou por diferentes realidades de infancia. uns brincaram mais outros menos, uns tiveram mais brinquedos, outros confeccionavam seus brinquedos, uns eram cheios de amigos , outros só restavam os amiguinhos imaginários. Mas não importa a nossa idade e nem quanto tempo passe, pois, vamos carregar sempre conosco a criança que fomos um dia, tentando, mesmo que inconcientemente, resgatar as etapas queimadas ao longo de nossos  primeiros anos de jornada pela vida.
  
  Acredito , que todos brincamos ,sim, mesmo que de uma forma inconciênte, cada um a sua maneira, mesmo com o joguinho de celular , jogos de vídeo game , que é o mais comum e moderno nos dias de hoje. Conheço adultos que compram brinquedos que não puderam ter quando criança ou que dão para seus filhos o que não puderam ter na infancia, enfim, cada tem a sua concepção, e cada vez mais tenho a convicção que brincar é coisa séria.
 

 
  
                                              
  

Um comentário:

  1. Claudia, que bom que a aula te possibilitou uma reflexão tão importante capaz de te fazer recordar e sentir a presença da Ludicidade e sua importância em qualquer idade da vida.
    Sem dúvida é uma tarefa importante fortalecer a presença da Ludicidade em nossas crianças.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir