domingo, 13 de maio de 2018

Sistema escolar: passado & presente



Segundo Japiassi (1994) “Em nosso sistema escolar ensina-se um saber fragmentado que constitui um fator de cegueira intelectual que decreta a morte da vida e que revela a razão intelectual.” Entendemos que neste contexto faz se tornar cada vez mais latente as filosofias tayolistas e fordistas que fortalecem e mantém a mesma  pirâmide social. Os pobres cada vez mais pobres sem condições de ascensão, enquanto os donos do poder continuam sua hierarquia de autoridade. Enquanto uns pensam e dão ordens, uma grande maioria, esta condicionada a obedecer. Parece que nos dias atuais mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda vivemos na idade média, onde os filhos dos servos eram educados  explicitamente para continuar a servir os nobres, fatos que podemos evidenciar no texto Maquinaria Escolar de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria. O que acontece é que nos dias de hoje a nobreza assume o papel dos grandes empresários, assim como os donos de industrias automobilísticas, onde o poder se torna cada vez mais centralizado.   

Referencias:

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Revista Paixão de Aprender. Secretaria Municipal de Educação, novembro, n°8, p. 48-55, 1994.

domingo, 6 de maio de 2018

Pedagogia de Comênico & dias atuais

A pedagogia de Comênico de 1657 se assemelha muito com a proposta construtivista de Piaget e Vigotski, que idealizamos nos dias de hoje, como: entender como o aluno aprende, fazer com que busque suas aprendizagens através de suas próprias experiências e com as trocas de saberes com seus pares.

Doll (2004) destaca elementos importantes na pedagogia de Comênico, que penso se assemelhar com a pedagogia apontada à cima, como: a capacidade de compreender do aluno; igualdade de ensino para homens e mulheres; aprender a partir das experiências e não a partir de teorias abstratas.

Acredito que a pedagogia de Comênico se fazia bastante avançada para a época, pois até nos dias de hoje com tantos avanços sociais e tecnológicos, ainda, assistimos prevalecer um modelo tradicional de ensino e um grande descaso com a educação por parte de governantes. Comênico lutava por ideias que mesmo hoje depois de muito tempo ainda parece, para mim, uma realidade distante de acontecer.

Referencias:
DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29