sábado, 7 de abril de 2018

Desafios do EJA



    Em um Brasil que enfrenta tantos problemas de ordem política e social o desafio da EJA, almeja além de uma escolarização, Seus objetivos contemplam a permanência e a conclusão dos estudos de jovens, jovens adultos e idosos que não puderam concluir seus estudos no tempo, considerado, certo. A luta dessa modalidade de ensino abraça: direitos a trabalho, moradia e saúde com dignidade, igualdade de gênero e respeito a diversidade.

    Entendo, que em um mundo cada vez mais competitivo no mercado de trabalho, os menos afortunados de saberes se tornam prejudicados por fazerem parte de uma concorrência desleal e injusta com sujeitos mais privilegiados de cultura.” No século que se avizinha, e que está sendo chamado de ‘o século do conhecimento’, mais e mais saberes aliados a competências tornar-se-ão indispensáveis para a vida cidadã e para o mundo do trabalho.” (CURY, 2000, p.8)

    Enfim a Educação de Jovem e Adulta prima resgatar aquelas pessoas excluídas da sociedade porque tiveram evadir o sistema escolar por razões: familiares, sociais ou econômicas na tentativa de construir uma sociedade onde todos e todas tenham a chance de viver e conviver com igualdade, fator que acredito que só se consegue através de uma educação de qualidade.



Referencias:

CURY, Jamil.Diretrizes, Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CEB nº 11/2000.

.MACHADO, Magaria Maria. A Educação de jovens e adultos após 20 anos da lei nº 9.394de 1996. Revista Retrato da Escola, Brasília, v.10, n 19, p.429-451, jul/ dez.2016.


Um comentário:

  1. Olá! Os desafios da EJA percorrem todos esses caminhos, devemos também destacar as questões políticas de desmantelamento da EJA e a retirada de direitos das populações. Uma questão também que vem causando uma descaracterização da EJA é a juvenilização da EJA. Eu como professor da EJA já trabalhei com Geografia durante nove anos e agora com os anos inicias com dois anos de experiência em alfabetização de adultos nas etapas iniciais verifico todas essas demandas. Minha maior felicidade é ver um aluno das etapas inicias concluindo o ensino fundamental, dando continuidade em seus estudos no EJA ensino médio e avançando nos estudos! Acompanho suas vivências e evoluções por meio de rede sociais e comemoro com eles cada conquista! É muito gratificante! Esse é o papel da EJA - uma responsabilidade enorme de recolocar as pessoas no mercado de trabalho e a inseri em um mundo de melhores oportunidades! Parabéns por ótimas reflexões!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador VII
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir