domingo, 3 de dezembro de 2017






  Atuo há 17anos em uma escola de Educação infantil comunitaria, conveniada com a SMEED (Secretaria Municipal de Educação), atualmente estou no maternal II, com crianças de 3 a 4 anos. A instituição atende 108 crianças, sendo: 18 crianças no berçário para três professoras, 20 alunos nos maternais I e II, jardins “A” e “B” com 25, atuando duas professoras em cada sala. No decorrer desses anos em meu trabalho na instituição observei poucos ingressos de inclusão. Recordo-me de duas crianças com síndrome de Down, um menino que nasceu sem as duas pernas, entre algumas crianças com transtorno espectro autistas. No ano passado tivemos uma menina de dois anos cega e com dificuldades motoras.

  Em minha classe tenho um aluno de quatro anos, com características de uma criança autista, porem o diagnostico ainda não foi confirmado, pois a mãe aguarda a consulta de especialistas como psicólogo e neorologista, solicitados via posto de saúde. Confesso que quando o menino se desorganiza tenho que me afastar dos outros para somente dar atenção a esse pequeno aluno.

 Observo através do texto proposto para leitura Historia geral do atendimento a pessoas com deficiência a educação inclusiva é assegurado por lei para todas as pessoas com necessidades especiais. Me chama a atenção a parte do texto que fala “Em 1998, o MEC ( Ministério da  Educação) lança documento contendo adaptações que devem ser feitas nos PCNS ( Parâmetros Curriculares Nacionais), a fim de colocar em pratica estratégias para a educação de alunos com deficiência.” Entendo que a legislação  empurra quase que a força a missão de incluir para rede regular de ensino se redimindo de dar o suportes adequados para que as escolas acolham de maneira dignas essas pessoas.

 Vejo que não há uma preocupação que não há uma preocupação governamental em investir em adequações no espaço física pedagógicas para acolher crianças com deficiências de ordem física, sensorial e mental.    


REFERENCIAS: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.



 

    
  




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