Atuo há 17anos em uma escola de Educação infantil
comunitaria, conveniada com a SMEED (Secretaria Municipal de Educação),
atualmente estou no maternal II, com crianças de 3 a 4 anos. A instituição
atende 108 crianças, sendo: 18 crianças no berçário para três professoras, 20
alunos nos maternais I e II, jardins “A” e “B” com 25, atuando duas professoras
em cada sala. No decorrer desses anos em meu trabalho
na instituição observei poucos ingressos de inclusão. Recordo-me de duas
crianças com síndrome de Down, um menino que nasceu sem as duas pernas, entre
algumas crianças com transtorno espectro autistas. No ano passado tivemos uma
menina de dois anos cega e com dificuldades motoras.
Em minha
classe tenho um aluno de quatro anos, com características de uma criança
autista, porem o diagnostico ainda não foi confirmado, pois a mãe aguarda a
consulta de especialistas como psicólogo e neorologista, solicitados via posto
de saúde. Confesso que quando o menino se desorganiza tenho que me afastar dos
outros para somente dar atenção a esse pequeno aluno.
Observo
através do texto proposto para leitura Historia
geral do atendimento a pessoas com deficiência a educação inclusiva é
assegurado por lei para todas as pessoas com necessidades especiais. Me chama a
atenção a parte do texto que fala “Em 1998, o MEC ( Ministério da Educação) lança documento contendo adaptações
que devem ser feitas nos PCNS ( Parâmetros Curriculares Nacionais), a fim de
colocar em pratica estratégias para a educação de alunos com deficiência.” Entendo
que a legislação empurra quase que a
força a missão de incluir para rede
regular de ensino se redimindo de dar o suportes adequados para que as escolas
acolham de maneira dignas essas pessoas.
Vejo que não há uma preocupação que não há uma
preocupação governamental em investir em adequações no espaço física pedagógicas para acolher crianças com deficiências de ordem
física, sensorial e mental.
REFERENCIAS: Rodrigues,
Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e
legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André
Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência
mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.
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