domingo, 30 de abril de 2017




                                                  Professor reflexivo


   Segundo Alarcão (1996, p.9),  refletir sobre algo é querer compreendê-lo. Para essa  compreensão precisamos entender à luz de referentes que lhe deem sentido. A autora diz ainda que para se formar um professor reflexivo, este necessita ser questionador, buscando na pesquisa respostas para esses questionamentos. A partir desses conceitos,  analiso como está se desenvolvendo meu processo de pensamento reflexivo em minha prática no trabalho e em minha atuação como estudante.

  Temos visto muito falar em nossas aprendizagens na ideia de professor mediador. Eu, no papel de constante aprendiz tanto em meu trabalho na educação infantil, onde atuo no maternal II, com crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade, ou tanto  como neste no curso de pedagogia a distancia, onde as aprendizagens são desenvolvidas através de questionamentos, respondidos por meio de investigações , procuro colocar em prática as reflexões, tentando conciliar um com o outro. Exemplificando o que foi exposto, podemos aplicar as teorias propostas PEAD em meu trabalho e colocar experiencias de meu trabalho para enriquecer meus estudos do PEAD.

  Vejo que quando proporciono um trabalho de pesquisa para meus pequenos alunos, onde o objeto de pesquisa venha a ser  do interesse deles a atividade torna mais rica e proveitosa, pois as perguntas surgem naturalmente por serem frutos de uma observação atenta e curiosa.Constato que é nesse processo de questionamentos e investigações que vou tentando desenvolver a capacidade de ser uma professora reflexiva como nos convida a pensar a autora Isabel Alação.  

  
Referencias:ALARCÃO, Isabel.Ser Professor Reflexivo-editora. Porto. Porto, Portugal, 1996. 
  


  

domingo, 16 de abril de 2017





                                     Globalizar na educação infantil




  A partir da leitura do primeiro capítulo do livro "Transgressão e Mudança na Educação" de Fernando Hernandez, entendo que o autor tem o interesse em demonstrar que é possível substituir conteúdos do currículo escolar por "Projetos de Trabalho", onde sejam adaptados temas e problemáticas de interesse dos alunos. Sendo nesses projetos incorporado as questões a serem resolvidas. 

 Vejo, que o autor nos convida a pensar em formas globalizar e introduzir a globalização na metodologia escolar. Ele nos da a ideia de formas de desenvolver esse trabalho por meio de pesquisas, questionamentos e intercambio com estudantes de outras turmas da escola em um tempo que seja flexível ao aluno.

  Pedro Demo, em seu vídeo "Educar pela Pesquisa", nos diz que a educação infantil é sábia porque tem atividades e não aulas, observo que o conceito vai de encontro com a ideia de  Hernandez, quando propõe conceitos de estudos do interesse do educando. Eu,  por minha vez, como atuante da área que se refere Demo no maternal 2, me aproprio em dizer que meus pequenos alunos de quatro anos adoram "trabalhos e brincadeiras com temas que lhe tragam curiosidade e prazer.

  O nosso objeto de pesquisa de agora vem sendo as formigas na pracinha . O interesse surgiu quando as crianças brincavam na terra de panelinhas e viram uma carreira de formigas carregando pedacinhos de folhas maiores que elas nas costas, que um menino chegou até a comentar: "a folha anda sozinha". Daí em diante foram surgindo muitas perguntas e hipóteses. Comecei a filmar no intuito de realizar um futuro trabalho. Agora quando chegam na praça correm para o cantinho onde os insetos estão alojados e ficam bem quietinhos só observando e pedem para que eu leve o celular para tirar foto.

  Suponho que através dessas observações posso construir aprendizagens muito significativas com meus alunos, pois, uma vez que o  tema nasceu do interesse deles, poderei envolver questões matematicas, de língua portuguesa, ciencias e estudos sociais de  uma forma lúdica e prazerosa para os pequenos. Acredito que através de trabalhos como esse posso me aproximar das idéias de globalizar que Hernandez fala no texto.













  Referências:
 
 file:///C:/Users/bruno_2h7/Downloads/CAP1-Transgressao-e-Mudanca-Na-Educacao-Fernando-Hernandez%20(17).pdf
   https://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw&feature=share