Vivendo a matemática
A partir do texto alfabetização matemática nas séries iniciais: o que fazer? das autoras Edvânia Mª da Silva Loureço, Vivian Tammy Baioch, Andressa Carvalho Teixeira, que consiste em evidenciar importância da matemática nas séries iniciais, refleti que a matemática está presente em nossa vida, como o mundo das letras. Ela se manifesta desde o nosso nascimento como data de nascimento, peso, altura, até todos os acontecimentos no decorrer de nossa vida. O que não se faz diferente em minha prática de sala de aula, onde procuro inserir os números nas atividades diárias.
Trabalho com uma turma de maternal II, faixa etária de 3 a 4 anos, através da leitura do texto percebi quanto a classificação e a seriação estão presentes na organização dos materiais e nas brincadeiras em sala de aula. Segundo Toledo, citado no texto do artigo em evidência, nos diz que "enquanto a classificação repete as semelhanças entre os elementos, a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles".
É incrível como as crianças se acostumam a classificar os objetos de sala de aula: carrinhos pequenos agrupados para um lado, tesouras para outro, colas coloridas separadas por cor.
Neste jogo que demonstro nas imagens abaixo os materiais são agrupados do maior ao menor e as cores são posicionadas degrade e os numerais caminham em ordem decrescente. A seriação acontece das das três formas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário