domingo, 16 de outubro de 2016

                                        
                                               

                                                 O saco mágico



  A partir da leitura do texto "ensino de ciências e a educação infantil" de Russel da Rosa, proposto na interdisciplina de representação do mundo pelas ciências naturais pude me apropriar de conceitos de aprendizagens que me despertaram ideias de como abordar os temas relacionados a ciências de uma forma lúdica através de jogos simbólicos, faz de conta de personagens da literatura e da televisão.

  Ao realizar o experimento  do "saco mágico" com meus alunos do maternal II, evidenciei muita emoção e concentração naqueles lindos rostinhos dos pequenos de três e quatro anos de idade.
 Como diz no texto de Russel, mencionado acima ..."na educação infantil é fundamental que os temas sejam abordados de forma lúdica através de jogos simbólicos do faz de conta, de personagens da literatura e da televisão e etc..." Diante disso convidei-os para participar da atividade com um convite para participar de um "experimento de mágica". 

  
 Reparem na foto que o menino que brincava perto da porta não mostrou interesse em participar da atividade, mas no decorrer em que o experimento se desenvolvia  mostro-se cada vez mais interessado, até que se juntou ao  grande grupo.

 .



     













                              

                                                            Vivendo a matemática
  

  A partir do texto alfabetização matemática nas séries iniciais: o que fazer? das autoras Edvânia Mª da Silva Loureço, Vivian Tammy Baioch, Andressa Carvalho Teixeira, que consiste em evidenciar importância da matemática nas séries iniciais, refleti  que a matemática está presente em nossa vida,  como o mundo das letras. Ela se manifesta desde o nosso nascimento como data de nascimento, peso, altura, até todos os acontecimentos no decorrer de nossa vida. O que não se faz diferente em minha prática de sala de aula, onde procuro inserir os números nas atividades diárias.

  Trabalho com uma turma de maternal II, faixa etária de 3 a 4 anos, através da leitura do texto percebi  quanto a classificação e a seriação estão presentes na organização dos materiais e nas brincadeiras em sala de aula. Segundo Toledo, citado no texto do artigo em evidência, nos diz que "enquanto a classificação repete as semelhanças entre os elementos, a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles".

  É incrível como as crianças se acostumam a classificar os objetos de sala de aula: carrinhos pequenos agrupados para um lado, tesouras para outro, colas coloridas separadas por cor.  

  Neste jogo que demonstro nas imagens abaixo os materiais são agrupados do maior ao menor e as cores são posicionadas degrade e os numerais caminham em ordem decrescente. A seriação acontece das das três formas.