domingo, 19 de junho de 2016

                                            
                                                          
                                   o mundo dos sinais   Resultado de imagem para libras figuras

    "A surdez é uma experiência  visual e isso significa que todos os mecanismos de processamento de informação e de todas as formas de compreender o universo em seu entorno se constroem como experiencia visual".(Skliar 2005,p.27) do texto disponível em:apostila de libras.UFRGS, 2014 de Bianca Pontin e Emiliana Faria da Rosa. Cito esta máxima, pois a achei incrível, é como vejo meu irmão Juliano,  que é deficiente auditivo: repara tudo, presta a atenção e enxerga aquilo, que às vezes, não percebemos.

  Juliano, assim como muitos surdos, não tem acesso à libras,(por própria escolha) então se comunica com a linguagem criada por ele e nossa família.Reparo que uma característica sua é a desconfiança, acredito que não só dele mas da maioria dos surdos- desconfio daquilo que eu não sei, não vi, não conheço.

   Eles lutam para serem compreendidos num mundo onde são praticamente estrangeiros, pois ainda os surdos não contam  com acessibilidade para uma boa comunicação com o mundo que os rodeia.

  Com a interdisciplina de libras, percebo o quanto desconheço essa linguagem, pois, apesar de ter um irmão surdo,não conhecia essa forma de comunicação, pois nos comunicávamos com uma   linguagem muito particular como já mencionei. Analisando as aulas, evidencio o quanto complexa é esta linguagem e por isso carece de estudo e esforço, mas que merece toda a nossa dedicação, pois é um conhecimento muito importante que deve ser expandido.

  

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Imagem relacionada        Música e ludicidade                                             

                                             
  Analisando as aulas das interdisciplinas de música na escola-professora Luciane Cuervo e ludicidade e Educação-professoras  Darli collares e Tânia Beatriz do dia 08/06/16, posso dizer que  as achei muito proveitosas, pois ambas me levaram por alguns momentos para o mundo da ludicidade.

  Na aula de música consegui adquirir uma noção de como se lê uma partitura, assunto que antes desconhecia totalmente. Sendo na dinâmica proposta pela professora Luciane, onde atuei com minhas colegas de grupo na apresentação dos trabalhos de interpretar e representar os sons dos desenhos que a partitura apresentava, pude me apropriar mais sobre a questão. Esse trabalho me fez surgir idéias de adaptar essas brincadeiras para meus alunos de três anos do maternal II.

  Na aula de ludicidade tivemos a oportunidade de ficar no lugar  nossos alunos, praticando os jogos propostos para o grupo pela professora Darli, assim sentir o que eles sentem quando ganham, perdem, são criticados ou estimulados.Reflito que as dinâmicas propostas podem ser uma boa maneira de seguir a máxima da  pesquisadora Emília ferreiro onde diz:"...conhecer como se aprende para saber como se ensina".