domingo, 15 de maio de 2016

                                                             

                               Jogos e brincadeiras na infância


  Ao brincar as crianças vivenciam situações em que elas tem o poder de mudar os acontecimentos que lhe incomodam ou as fazem sofrer. Assistindo ao filme  da interdisciplina de ludicidade e educação, crianças invisíveis "Bilú e João"e "Song Song e a gatinha", refleti, o quanto é triste a vida dessas crianças não vistas pela sociedade. A criança pode ser invisível pela sua condição social por estar nas ruas pedindo; ou trabalhando; ou, simplesmente,  por sua timidez se tornar invisível dentro de sua casa ou sala de aula.

  Como diz no texto "Brinquedos e objetos com a vida" de Ana Gonzaga, -"Quando as crianças manipulam brinquedos, elas tem a chance de reproduzir, transformar e até negar situações que vivenciam".Também colocam em cena o que desejam conhecer."Analisando nessa máxima, observo a cena do filme "Bilú e João", quando João imagina que sua carroça de carregar lixo reciclável é uma Ferrari, ou da troca de sentimentos de amor e gratidão no filme "Son Son e a gatinha", quando Gatinha dá a rosa para Son Son, parecia que estava lhe retribuindo algo em seu inconsciente -que foi a boneca que lhe fez tão feliz.

  A única forma de dissimular o sofrimento da criança é brincando, pois, brincando os pequenos tomam forma de personagens e protagonistas das situações podendo transformar um acontecimento ruim em algo bom. Brincando a criança tem o poder de mudar a sua realidade. Que bom que às crianças tem esse poder de" brincar", "fantasiar", pois só assim elas solucionam os problemas que não deveriam ser delas.


                               

Um comentário:

  1. Claudia, boas reflexões sobre a importância e necessidade do brincar.
    A partir dessa compreensão é fundamental aproximá-lo das práticas pedagógicas. Isso certamente exige uma mudança de postura, pois sabemos o quanto a ludicidade precisa ser resgatada na vida dos alunos dentro e fora da escola.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir