Analisando as aulas de todas interdiciplinas ,constato, que uma complementa a outra.Estudando as teorias de alfabetização de Emília Ferreiro da atualidade e comparando com (des) encantosde Clarice Nunes na interdiciplina de história,analiso o quanto a educação era sofrida na década de 20, pois não tinham preocupação de ensinar e sim embutir regras de puristanismo imposto pelo falso moralismo do clero da época.No texto maquinaria escolar de Julia Varela e Fernando Alvarez com embasamento nos estudos de Phillipe aires."Ariès nos ajuda a compeender como se elabora históricamente o conceito de estatuto de infância".O texto de como eram tratadas as crianças na idade média, como pequenos adultos...
Continuando a observar os trabalhos propostos em fundamentos da alfabetização,a minha primeira aula, 16 de setembro, em que o trabalho proposto foi do exercício arabe,onde nos colocou como crianças nos primeiros passos no descobrimento no mundo da escrita. E na tarefa de realizarmos um texto sobre nossas inquietações sobre alfabetização que nos faz refletir sobre o nosso papel de alfabetizador e nos remete como a crianças que fomos quando passamos por este processo em nossa infância. Vejo este trabalho proposto de suma importancia , pois só nos colocando no lugar da criança poderemos compeender seus anseios e prioridades.
E agora fazendo o trabalho sobre os pioneiros da educação em : Escolarização espaço e tempo na perspectiva da história,constato que os problemas na educação continuam,eles se arrastam desda idade média até os dias atuais, mas com realidades diferentes e problemáticas modernas e antigas. Em base a todas essas minhas observações sobre os estudos das aulas textos e vídeos dessas duas interdiciplinas citadas concluo, que está na educação a chave de todos os problemas.
Nas próximas postagens tentarei falar sobre psicologias e infância,disciplinas que são muito prazerosas para mim.
Oi Cláudia,
ResponderExcluirMuito bom ler o teu entendimento e as relações que tem feito entre as interdisciplinas.
Cuidar sempre que citar um autor colocar o ano da obra que leu e que fez as reflexões. Sempre colocar marcadores, eles são as palavras chaves da tua postagens, pode ser o nome das interdisciplinas sobre as quais está escrevendo.
Att,
Rocheli