sábado, 28 de novembro de 2015

                                                          Freud 

    Confesso que aprecio muito as aulas e estudos de psicologia .Penso que Freud foi um ser de luz que veio a terra para nos iluminar.O que seria de nós sem esse gênio? Será que outros iriam chegar onde ele chegou?Será que teriam a sua coragem e ousadia em uma época tão conservadora?Acredito que não,poderiamos até chegar perto de suas descobertas ,mas nunca com sua profundidade.
    Através dos estudos aprendi a entender melhor meus aluninhos e os acontecimentos do dia à dia.Principalmente no que diz respeito ao inconciênte.Tenho uma aluninha de 5 anos que sente uma  constante dor de barriga e pede para que seu avô venha busca-la,pois em um dia desses a menina de fato adoeceu e o avô veio de fato busca-la e naquele dia houve muitas lembranças boas(paparicos,etc).A todo momento dizia;" Já ligaram para meu avô"?Minha colega dizia que a menina inventava a dor para ir embora,pois já havia ido ao médico e não foi constatado nada.Eu por minha vez acredito que realmente a menina sinta a dor e que a mesma seja produzida por seu inconciênte,pois ele ,segundo os estudos,pode nos trazer muitos sintomas físicos.
    Dos mecanismos de defesa o que mais me chama à atenção é o da sublimação,segundo os estudos apresentados ele nos mostra: "a busca de modos socialmente aceitáveis ao menos parcialmente,as pulsões do id.".Ex ,um indivíduo com alta agressividade pode se tornar um cirurgião para o que necessita cortar tecidos sem hesitação. É uma forma de socializar a agressividade
     Sublimação e a educação:Freud descreve que :"Os educadores precisam ser informados de que a tentativa de supressão das pulsões não só é inútil como pode gerar efeitos como neuróse" um ex É O desejo anal,manipular fezes pelo ato de mexer na argila.Quando repreendido pode se tornar uma neoróse obsessva como a mania por limpeza."
    Enfim, as teorias freudianas estão em nosso dia à dia. Suas teorias estão ai para nos ajudar a tentar resolver nossos conflitos diários.Deixo aqui um pouquinho do muito que aprendi dos estudos sobre o "pai da psicanálise"...Mas posso dizer foram aprendizagens que me chamaram à atenção.

domingo, 15 de novembro de 2015



    Analisando as aulas de todas interdiciplinas ,constato, que uma complementa a outra.Estudando as teorias de alfabetização de Emília Ferreiro da atualidade e comparando com (des) encantosde Clarice Nunes na interdiciplina de história,analiso o quanto a educação era sofrida na década de 20, pois não tinham preocupação de ensinar e sim embutir regras de puristanismo imposto pelo falso moralismo do clero da época.No texto maquinaria escolar de Julia Varela e Fernando Alvarez com embasamento nos estudos de Phillipe aires."Ariès nos ajuda a compeender como se elabora históricamente o conceito de estatuto de infância".O texto de como eram tratadas as crianças na idade média, como pequenos adultos...
    Continuando a observar os trabalhos propostos em fundamentos da alfabetização,a minha primeira aula, 16 de setembro, em que o trabalho proposto foi do exercício arabe,onde nos colocou  como crianças nos primeiros passos no descobrimento no mundo da escrita. E na tarefa de realizarmos um texto sobre nossas inquietações sobre alfabetização que nos faz refletir sobre o nosso papel de alfabetizador e nos remete como a crianças que fomos quando passamos por este processo em nossa infância. Vejo este trabalho proposto de suma importancia , pois só nos colocando no lugar da criança poderemos compeender seus anseios e prioridades.
     E agora fazendo o trabalho sobre os pioneiros da educação em : Escolarização espaço e tempo na perspectiva da história,constato que os problemas na educação continuam,eles se arrastam desda idade média até os dias atuais, mas com realidades diferentes e problemáticas modernas e antigas. Em base a todas essas minhas observações sobre os estudos das aulas textos e vídeos dessas duas interdiciplinas citadas concluo, que está na educação a chave de todos os problemas
    Nas próximas postagens tentarei falar sobre psicologias e infância,disciplinas que são muito prazerosas para mim.